terça-feira, 29 de maio de 2012

O mundo das voltas

Bom dia meninas!!! Bom, hoje o post vai ser com várias diquinhas para cabelos cacheados e ondulados (para as que tem o cabelo liso e amam fazer baby-liss ou deixarem os cabelos ondulados também vou colocar algumas dicas)



Uma observação: Cabelo crespo não é sinônimo de cabelo feio. Pode soar absurdo, mas parece que muitas brasileiras pensam assim. Um sinal desta ideia equivocada (reforçada pelo cinema, pelas campanhas de moda e de beleza no geral) é a mais recente pesquisa Hábitos e Atitudes da L’Oréal. De 2006 para 2010, caiu em 17% o número de mulheres com cabelo crespo. O "milagre" da mudança de estrutura do fio parece ter um nome: a controversa escova progressiva. O cabelo ondulado ou crespo pode ser muito bonito e feminino. O único problema é que requer cuidados diários. Então vamos as diquinhas de OURO!







Ondas e cachos têm quatro fatores cruciais que precisam ser bem trabalhados: o estilo do corte, o frizz (fios rebeldes), o volume e a definição dos cachos. O fio crespo precisa de um bom corte, que distribua o volume, sem evidenciá-lo; produtos finalizadores específicos, que atuam no frizz e no formato dos cachos; e muita hidratação, para devolver ao fio a água que ele perde com mais facilidade do que o fio reto.


Corte
Uma regra clara é banir o volume em forma de pirâmide, ou seja, aquele efeito “black power” na lateral. Para evitar que isso aconteça, os fios devem ser cortados em camadas e não com fios inteiros, para garantir leveza e menos volume. Na verdade o volume vai sempre existir, o que acontece com o corte adequado é que o cabelo fica mais orgânico, harmonioso, já que o volume fica bem distribuído. Tirar um dedinho das pontas já faz uma enorme diferença. Uma ótima dica é cortar os cabelos secos e não úmidos, assim fica mais fácil ter controle do comprimento e do volume, já que os encaracolados têm um caimento completamente diferente quando estão molhados.


Como lavar

Algumas regras devem ser observadas embaixo do chuveiro. Evitar água quente é uma delas, já que a tendência é ressecar ainda mais os fios, que por natureza tendem a ser desidratados. Para lavar basta usar xampu e condicionador específicos para cabelos cacheados. Esses produtos têm Ph próprio para não aumentar a eletricidade do fio, que é o que causa frizz e volume. Outra regra de ouro é enxaguar muito bem. Existe uma teoria de que se deixar um pouco de condicionador no fio ele ficará hidratado. Isso não existe. O resíduo de condicionador deixa o cabelo pesado, pois esse produto não foi feito para isso. Eu indico a máscara para hidratar e nutrir os fios (aquelas para serem usadas no banho mesmo) de duas a três vezes por semana, de acordo com a necessidade. Para terminar, vale lembrar que fios crespos e cacheados não devem ser penteados nem escovados quando estão secos. Isso é um pecado porque desfaz os cachos, fazendo com que percam a definição, Atenção a isso garotas!


Depois de lavar
O primeiro passo é retirar o excesso de umidade dos cabelos com uma toalha amassando os fios – sem esfregar ou bagunçar – como se estivesse levando as pontas em direção ao couro cabeludo. Esse truque já é uma maneira de respeitar a natureza do cabelo.

Como aplicar os finalizadores
Com os cabelos úmidos (sem excesso de água) é hora de aplicar o finalizador. O cosmético ideal para a função – que pode ser leave-in, sérum, ativador de cachos, creme de pentear, condicionador sem enxágue ou gel antifrizz – vai depender do efeito que se quer ter. A quantidade adequada de produto é proporcional à quantidade e comprimento do cabelo, de maneira que não pese no fio. Outra dica para saber quanto aplicar é ler o que o fabricante sugere no rótulo. A forma certa de aplicar é distribuindo bem o produto em todo o cabelo, da raiz até a ponta. Feito isso é importante passar um pente para ter certeza de que o produto se espalhou. Distribuir o finalizador de maneira uniforme é a garantia de uma ondulação bonita. Atenção: um erro comum, por conta da pressa do dia a dia, é aplicar o finalizador só por cima, nos fios superficiais. É preciso perder uns minutos a mais e separar os cabelos em camadas para poder aplicar o produto no cabelo inteiro – o resultado vale a pena. De um modo geral, os finalizadores suavizam bastante o volume, definem os cachos, encorpam os fios e aumentam a retenção da umidade do fio deixando os cachos mais sedosos. Além, é claro, de atuarem como bloqueadores contra a umidade externa do ambiente.

Como secar
Depois de aplicar o finalizador, cachos e ondas devem ser secos com difusor ou ao natural. Nunca se deve colocar o jato de secador direto no cabelo porque dá mais volume ainda. O ideal é parar de secar antes dos fios estarem completamente secos porque, nesse estágio, o vento começa a desfazer os cachos em vez de mantê-los. Quando os cabelos terminam de secar naturalmente ficam muito mais bonitos do que quando secam por inteiro com o difusor. Se a rotina atribulada não permite que os cabelos sejam secos em casa, o ideal é aplicar o leave-in nos fios úmidos e não tocar mais neles até ficarem completamente secos. Depois que secar sim, é hora de arrumar os cachos, esteja onde estiver. Para isso basta passar as mãos suavemente nos cabelos para tirar aquele efeito de fixação excessiva do finalizador, sempre tomando o cuidado para não deformar os cachos, respeitando sua forma natural. Para estilizar – caso a ideia não seja respeitar a forma natural, mantendo a textura de ondas e cachos, com um leave-in –  sugero fazer uma escova para alisar podendo finalizar as pontas com chapa para deixar os fios retos ou modelando as pontas com babyliss para dar movimento, nesse caso é indicado um produto com proteção térmica. Para festas e ocasiões especiais vai aqui uma superdica : faça babyliss em alguns cachos para que fiquem bem modelados. “Esse truque dá um efeito sofisticado e um acabamento impecável ao cabelo crespo.







Finalizadores Sugeridos:

Curl Activate Creme Energizante, Senscience. Este ativador de cachos é um creme concentrado que hidrata e transforma os cabelos cacheados em ondas flexíveis, sem fios arrepiados e com cachos definidos resistentes à umidade.


 Oléo-Curl Nutre-Huile + Curl Protect, Kérastase. A marca investiu em óleos leves e nutritivos que proporcionam cachos perfeitos e disciplinados. Além de controle intenso do frizz.

Máscara Sugerida:


Essa máscara da Kerastáse é PERFEITA, o Masque Oleo Curl. O complexo Nutri-Huile combina óleos de palma para restaurar a elasticidade e maciez dos cabelos. A tecnologia Curl Protect indicado aos cabelos cacheados  oferece ao cabelo mais hidratação e impede que a umidade estrague as madeixas.



Como controlar o volume:
Para manter os cachos, mas reduzir o volume:
É necessário o auxílio de leave in adequado para diminuir o frizz e definir bem o cacho.
Dicas de produtos:
• Super Sculpt – Paul Mitchell
• Smooth Down – Redken
• Ou mais baratinho, o Creme para pentear da Pantene
O que fazer:
Lavar, aplicar o condicionador e/ou a máscara e enxáguar. Desembaraçar o cabelo ainda no banho e depois passar o leave in amassando as pontas. Deixar secar naturalmente ou usar um difusor no secador.
Para reduzir o volume sem cachos:
O mais eficiente é processo químico que pode ser feito para dar uma suavizada nas ondas ou perder completamente a ondulação. O que eu acho mais importante é cuidar da hidratação porque o cabelo crespo já possui uma necessidade natural de ser hidratado com frequência. Com química a atenção deve ser redobrada e o conselho é: bons produtos de alto poder hidratante. Lembrando também que é importante usar as linhas de produtos específicos para os cabelos crespos!


Agora, para quem tem o cabelo liso ou cacheado e quer dar uma renovada e aderir a moda dos ondulados!!Chiquerrimos!


 Já faz um tempo que a ditadura do cabelo liso foi deixada de lado; a cada dia, mais e mais estilistas famosos e celebridades nos (re)apresentam as curvas nos cabelos. Com um ar muito romântico e feminino, os cabelos em cachos bem cuidados tem sido preferência mundial para quando buscamos algo diferente (no caso daquelas que possuem cabelo liso) ou prático (no caso daquelas que já nasceram assim).
Nos últimos desfiles para o Inverno de 2012 as grifes nos trouxeram uma variação de penteado que veio diretamente do túnel do tempo; os cabelos ondulados, cheios de movimento e textura, que além de evocar elementos românticos, também trazem aquela sensação de liberdade que só a década de 70 causou, com seu visual boho-chic.
Chloé, Donna Karan, Lacoste. Estas são só algumas das grifes que nos últimos desfiles trouxeram as curvas. A proposta de cabelos leves e cheios de texturas foi tão bem trabalhada que o cabelo de alguma das modelos parece ter sido jogado contra os ventos enquanto elas desfilam. As grifes brasileiras são as que mais aderiram; podemos ver o mesmo efeito em desfiles da Ausländer, Cantão e TNG, todas as coleções para o inverno de 2012 no Fashion Rio.

Para reproduzir é fácil; com o cabelo molhado, aplique um spray modelador para dar volume (uso o Paul Mitchel Volumizing Spray) e faça uma escova rápida. Então, use seu baby-liss para criar cachos, evitando deixá-lo agir por muito tempo, para que os cachos fiquem bem soltos.







E agora HOW TO DO:

 Essa dicas foram aprendidas com o top cabeleleiro Marcos Proença!!! Fiquem com Deus! Beijão!!

6 comentários:

  1. Amigo adorei as dicas, tenho o praser de estar sempre ao seu lado e seguir suas dicas direitinho, pois vc sabe, adoro meus cachos!!! Foi muiito bom sua iniciativa de falar sobre os cabelos cacheados que são lindos e poderosos mais são pouco as mulheres que tem coragem de assumir seus cachos, pois realmente e dificil sustentar um cabelo assim, só vc mesmo pra dar essa força...meninas aproveitem as dicas....Bjokas Amore, até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lu..... Foi pensando em pessoas como vc que resolvi escrever esse post amor...Sei que não eh fácil manter esse tipo de cabelo sempre bonito, mas de todo modo, esse tipo de cabelo eh bem mais bonito e sensual neh? ADoro quando o seu cabelo está bem volumoso e com aquela cor vibrante e mechada!!!! ADORO!!!!! Vc eh uma fofa sempre, eu que amo trabalhar ao seu lado e ser auxiliado por você!!! Amo essa minha equipe que só faz com que eu possa evoluir a cada dia!!! obrigado à vc e a todos que partilham desse mesmo sentimento que vc.... Gostaria que todas as pessoas fossem felizes com seus cabelos!!! então me esforço com a homogeneidade das existências para suprir todas as necessidades!!! um beijo Grande!!!! Amo você!!!!!

      Excluir
  2. Acredito que já te falei antes mas elogios nunca são demais! Você salvou o meu cabelo cacheado! Obrigada!!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Max tenho acompanhado seu trabalho desde o dia em q uma amiga minha daqui de bela vista me falou de vc,e seu trabalho é simplesmente maravilhoso,perfeito e vejo q seu forte é loiro né!!!!tive a pior decepção da minha vida ao ir em um salão e simplesmente pedi mexas inversas,meu cabelo tava muito loiro sai de la com meu cabelo preto!!!foi um choque pra mim,resumindo entre pintadas e pintadas o meu cabelo que era loirinho,grandão e bem cacheado definido,esta totalmente estragado e agora não quer mais anelar,cachear naturalmente,tenho feito hidratações em casa,mas não consigo ver resultados,ele parece q fica inchado nas pontas,esticado,meio liso,gostaria de saber qual tratamento vc indica no meu caso,ja cortei as pontos,depois cortou 4 dedos e mais umas 2 vezes tirei as pontinhas isso tudo em 2 meses e meio,ja nem sei o que eu faço mais para ter meus cachos de volta!!!me ajude se puder por favor!!!!!ha solução meus cachos podem voltar denovo????????????grata pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucília eu vi sobre sua transição e se Big shop no ÍNTIMAS DA RAY, eu gostaria de ver mais fotos do seu corte, pois estou com 9 meses de transição e pretendo fazer o Bc em julho, queria me inspirar no seu corte que achei lindo. Obrigada.. bjs

      Excluir