quinta-feira, 21 de junho de 2012

Loiras: O poder!

Eu e minha querida Top Fotógrafa Mell Carrilho, começamos um projeto super bacana que eu espero que vocêss gostem muito!!! Trata-se de um editorial para mostrarmos tendências, influências e inspirações para cada uma de vocês amores. Uma vez por mês faremos diferentes fotos e postarei aqui para que possam acompanhar de pertinho o nosso trabalho e é claro como anda as tendências mundo afora!!! Sempre escreverei um texto junto com o projeto para embalar as fotos ok? O editorial de hoje foi feito no estúdio próprio da Mell, por falar nisso, super bacana e com toda a estrutura e iluminação que um profissional precisa para realizar seu trabalhos. Super indico. Além, é claro, todo um profissionalismo e uma educação ímpar por parte da fotógrafa. A Modelo desse editorial é Alessandra, muito prestativa e extremamente profissional, fez um trabalho que eu adorei, espero que gostem.



Não tenho dúvida de que as loiras mais belas e famosas de hoje em dia e de sempre, nasceram morenas. Loiras não são necessariamente mais encantadoras, mas sem dúvidas elas chamam mais a atenção por onde passam... Por isso que existe o ditado, Loira Arrasa! A loira mais famosa de todos os tempos nasceu morena. Norma Jean Baker, uma operária de uma fábrica de hélices, clareou os cabelos a conselho da diretora de uma agência de modelos de Los Angeles. Com o visual renovado recebeu convites para posar em revistas e fez testes para o cinema. Com o nome de Marilyn Monroe virou uma estrela. A atriz costumava interpretar a personagem estereotipada da loira ingênua, cuja maior ambição é se casar com um milionário - um papel desmerecido e desmentido pelas evidências históricas, segundo a crítica de arte britânica Joanna Pitman, autora do livro On Blondes (Sobre as Loiras).
 

Não temos confirmação de quando começou a reverência as loiras, mas podemos encontrar registros de que já existia nos tempos do Império Romano. De acordo com Otaiza De oliveira Romanelli (2010), as nobres e as cortesãs tinham o costume de manter escravas loiras - geralmente prisioneiras vindas dos países nórdicos - para que fornecessem material para perucas douradas. A partir daí, as loiras estão no imaginário masculino.Na busca por atenção, prestígio e poder, garotas morenas ou de cabelos castanhos não pensam duas vezes em recorrer aos descolorantes. Uma pesquisa recente revela que, nos Estados Unidos, apenas uma em cada 20 blondes é legítima, e uma em cada três mulheres usa tintura de tons amarelados. No Brasil, um estudo mostra que, de cada 15 loiras, apenas uma é autêntica. De acordo com um levantamento feito pelo sindicato dos fabricantes de tinturas, a cor dourada é a favorita de 47% do público feminino. E, segundo The Vogue Book of Blondes, metade dos homens prefere as loiras. O cabeleireiro Wanderley Nunes, o favorito das estrelas, atesta a preferência. 'As loiras são sedutoras e majestosas.' Mas faz um alerta: 'Para pintar o cabelo é preciso ter alma loira. Não é a cor que vai mudar a personalidade, e sim o contrário'.                        

                                              




Tendo o prazer de ler a pesquisadora maravilhosa, Joana Pitman, em seu livro “On Blondes” , como citei acima, ela diz que existia uma imagem comum em diversos períodos históricos de como as sociedades enxergavam as loiras. Nas palavras dela "As loiras sempre foram vistas como criaturas ao mesmo tempo inocentes, poderosas e produtos de uma intrigante combinação de fantasia sexual e imagem angelical". Ainda no livro, percebemos que na Idade Média, na Europa, as mulheres loiras simbolizavam a tentação em pessoa.Entre as raras loiras legítimas, o maior caso de sucesso é o da cantora americana Britney Spears. Em 2002, ela foi eleita a mais popular - e a mais influente - celebridade do mundo pela revista Forbes. Com 21 anos, já vendeu mais de 46 milhões de cópias de discos em todo o planeta e possui uma fortuna de US$ 130 milhões. No ano passado, seu nome foi o mais procurado pelo Yahoo!, o popular serviço de buscas na internet. Grande parte de seu prestígio pode ser creditado à aparência. Com atitudes cada vez mais sensuais, Britney virou modelo entre as adolescentes - e os cabelos loiros são destaque nesse figurino.  

                   
                      
O meu intuito de escrever um pouco sobre a história das loiras é poder mostrar para as mulheres LOIRAS, o poder que cerca cada uma de vocês... O desejo que uma loira desperta num homem desde a era medieval até os dias de hoje e o quão poderosa uma mulher pode ser e se sentir sendo loira. Nova queridinha da América, Reese Whiterspoon atingiu o estrelato com a repercussão do filme Legalmente Loira, em que interpreta uma estudante linda, brilhante, mas considerada fútil pelo namorado, que passa a tratá-la com desprezo quando ambos entram na faculdade. O estigma de burra persegue as loiras desde a década de 20. Durante uma viagem de trem de Los Angeles a Nova York, a escritora Anita Loss registrou em seu caderno de anotações as atitudes de uma loira que viajava no mesmo vagão - mais especificamente, dos homens que estavam a seu redor. Permeados de fina ironia, os rascunhos deram origem ao roteiro do filme Os Homens Preferem as Loiras, mais tarde eternizado por Marilyn Monroe. 'A fama de estúpida surgiu como uma tentativa dos homens de desqualificar as loiras', afirma Joanna Pitman.
 

O encantamento pelas loiras remonta aos tempos antigos. De acordo com cada período - ou mesmo cada interpretação -, os cabelos carregam um significado. A rainha Elizabeth I, da Inglaterra, pediu no fim da vida para ser pintada com madeixas douradas (ela era ruiva) para legar uma imagem de imaculada. Nos quadros renascentistas, a deusa do amor e da fertilidade da mitologia grega, Afrodite, era retratada com cabelos loiros. Os cachos de Eva e Maria Madalena insinuavam sensualidade. As melenas da Virgem Maria, ao contrário, eram sinal de pureza.
 

 Não se sabe quando começou a adoração pelas loiras, mas há registros de que já existia nos tempos do Império Romano. Naquele período, as nobres e as cortesãs tinham o hábito de manter escravas loiras - geralmente prisioneiras vindas dos países nórdicos - para que fornecessem material para perucas douradas. Desde então, as loiras mandam no imaginário masculino. Marilyn Monroe sabia a força que emanava de seus cabelos, tanto que, a partir do momento em que se tornou famosa, adotou uma exigência contratual: tinha de ser a única loira no set. Não à toa, além de casos com Frank Sinatra e Yves Montand, ela teve, entre seus amantes, o presidente John Kennedy e seu irmão Robert. É o poder loiro.O meu intuito de escrever um pouco sobre a história das loiras é poder mostrar para as mulheres LOIRAS, o poder que cerca cada uma de vocês... O desejo que uma loira desperta num homem desde a era medieval até os dias de hoje e o quão poderosa uma mulher pode ser e se sentir sendo loira. Esse Editorial foi feito com amor, carinho e muita responsabilidade para mostrar de verdade os elementos que compõe uma mulher de cabelos Loiros. O loiro não foi associado apenas à sedução e à pureza, mas também ao poder, podemos observar isso nas mulheres que detêm poder mundo afora. Não é demais nomear algumas palavras chaves para uma loira: Poder, Sedução, sensualidade e Glamuor!!!
 

Por último algumas diquinhas para as loiras que aprendi com o Top cabeleleiro Marcos Proença. LOIRO • COMO EVITAR FIOS ESVERDEADOS Esta dica é essencial para as loiras se prepararem para o verão que está chegando! Como sabemos, vemos e revemos, o cabelo loiro se não for bem cuidado, e os efeitos das agressões do sol, mar e piscina deixam os fios esverdeados. Então, separamos alguns produtos que não podem faltar na mala de viagem e na bolsa de praia nessas férias. Anotem as diquinhas preciosas para curtirem as férias com tranquilidade! Na necessaire de viagem é imprescindível levar shampoo e condicionador (claro!), então, a nossa dica é a linha da Redken Blonde Glam. Esta linha ajuda a manter o brilho do loiro no dia a dia.
 

Para a manutenção dos fios loiros que são mais sensíveis, 1 vez por semana aconselho lavar o cabelo com o shampoo L’Oréal Silver.A máscara de hidratação também não pode faltar na lista, para hidratação 1 vez por semana recomendamos a K-Pak Joico. Na linha Awapuhi da Paul Mitchell, o Texturizing Sea Spray equilibra a umidade e deixa o cabelo macio e suave. Cria um estilo praia com textura e volume controlados.E na bolsa de praia não pode faltar o Aqua Seal da Kérastase Soleil, um protetor de fios para piscina e mar.              


                           
                                         

Espero que gostem amores!! Um milhão de beijos!!!

6 comentários: